sexta-feira, outubro 30, 2015

BCN #28

Amanhã celebra-se a castañada. Em vésperas do dia de Todos os Santos, comem-se castanhas, boniatos (batata doce) e panellets (bolinhos de maçapão tradicionais desta zona e desta época festiva). 
Também no serviço se celebra a festividade. Os utentes prepararam os petiscos para a equipa provar. Não perco a oportunidade de me sentir um pouco mais catalã e provo os panellets: coco, pinhão e chocolate, foram as minhas escolhas.
Levei castanhas para comer durante o passeio da tarde, que hoje saí cedo e o tempo exigia que se aproveitem dele. Decidi subir Montjuïc, que o ambiente pedia uma vista bonita sobre a cidade. Subi a pé pelos jardins, entretida com as famílias que brincam e os cães que correm. Entrei no castelo, ouvi portugueses comentarem a imensidão do porto que de ali se observava, vi o mar, que tanto me tranquiliza, e procurei um banco com boa vista onde comer as minhas castanhas. 
O banco vazio que escolhi não tinha a melhor vista, então decidi fazer companhia ao jovem que comia clementinas no melhor banco para apreciar a paisagem. Ele espreitou o que eu comia, expliquei-lhe que está na altura de comer castanhas e ofereci. Ele aceitou e ofereceu-me uma clementina de volta. Conversámos. Este jovem coreano, que pouco de inglês era capaz de falar, estava de viagem pela Europa, tendo já passado pelo meu país, que muito o encantou. Trocamos nomes, idades, profissões. Fazemo-nos companhia e trocamos ideias sobre os nossos países e este que visitamos. Convidou-me para ir ver o espetáculo da fonte de Montjuïc. Fomos e aproveitámos o resto do serão, trocando as palavras possíveis numa língua que ele pouco dominava e que eu tentava simplificar para me fazer entender. Surpreendo-me sempre com a possibilidade de encontro entre duas pessoas tão longínquas.

Sem comentários: