terça-feira, outubro 27, 2015

BCN #25

A presença de cães diz muito sobre uma cidade. Por exemplo, em Paris, são todos muito pequeninos, como as pequenas casas onde os seus donos habitam no centro da cidade. Aqui em Barcelona, imagino as casas maiores (as que conheço até agora, são realmente mais espaçosas que as parisienses que visitei) para estes cães sorridentes de grande porte.
Barcelona passeia muito os seus cães. Fazem companhia junto aos donos enquanto bebem uma caña numa esplanada qualquer. Acompanham a trote a velocidade da bicicleta onde segue o dono. Recebem beijinhos na cabeça quando, pequeninos, vão ao colo da dona. Por vezes até passeiam aos pares e correm mais alegres. Vão fazendo as suas necessidades pela rua,apesar de não se encontrar nenhum dejeto canino onde tropeçar.
Por vezes entram momentaneamente nos estabelecimentos comerciais, mas, caso não seja possível, Barcelona também se preparou para essas circunstâncias. Uns pequenos bengaleiros à porta de algumas lojas avisam que o seu animal pode esperar ali. E ele espera. Por vezes um pouco mais impaciente. Como o Simba. Assim que viu a dona na fila da caixa, já quase quase de novo ao pé dele, ladra-lhe. Então, Simba, que se passa para hoje estares assim?, pergunta a senhora da caixa. O Simba, com os seus olhos meigos entre o pêlo comprido preto, com o seu grande corpo algo inclinado para ver melhor a dona, ignora a pergunta e repete o latido. Oh, Simba, já vou, tem calma, responde-lhe a dona. É assim, já me viu, pronto, agora não se cala... Auf!

Sem comentários: