Será que alguma vez podemos ser verdadeiramente originais, inovadores, diferentes?! Será que alguma vez poderemos criar algo sem qualquer influência do mundo e das pessoas que nos rodeiam?
Gosto de criar música. Mas tudo o que sai da minha viola é um reflexo de uma música que eu considero especial. "Gostava de tocar uma música parecida com aquela, tem aquele elemento que a difere das outras." Mas assim, se eu crio uma música tendo no pensamento outra, será que sairá original?
Não me consigo abster de tudo isso. Não é só na música ou na escrita. Também nos meus pensamentos. Certas pessoas, só por expressarem uma opinião sobre um assunto, influenciam-me na minha própria opinião. Será que eu também os influencio? Isso seria estranho... Então, quem teria dito a primeira das opiniões ou a opinião original, diferente, que, por sua vez, influenciaria tudo o resto?! Será que essa opinião original nunca existiu? Seria possível, se houvessem diferentes interpretações de algo dito... E mesmo assim, não sei...
Apesar disso, acho que é possível pensarmos por nós próprios. Só o facto de eu ter conseguido chegar a esta conclusão, acho que demonstra já uma certa ... independência. Talvez um dia chegue a minha altura de inovar como já muitos o fizeram.
Um exemplo de originalidade na música é Mr. Bungle. São, neste momento, uma das minhas bandas favoritas pois, reunindo sons de todo o tipo, muitíssimo diferentes, fazem músicas que, apesar de terem sons completamente distintos no espaço de três ou quatro minutos, têm uma ligação perfeita e "audível".
Pode ser que, qualquer dia, o original me influencie e me mostre uma novidade para eu poder criar... Não quero desaparecer sem deixar algo novo, sem ser tudo em vão... Mas não há-de ser só isso que eu quero fazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário