sexta-feira, julho 25, 2003

Porque será que nos consideramos seres superiores aos outros seres vivos(e não vivos!) que habitam o nosso planeta? Somos assim tão importantes? Tenho muitas duvidas disso... Somos nós que, aos poucos, vamos destruindo o planeta com o nosso desejo de nos expandirmos e de nos apoderarmos de tudo. O desenvolvimento, a tecnologia... tudo muito bonito. Eu sei, muitas vantagens, muitos progressos. Mas também muita destruição. Quantas pessoas já pararam para pensar quanto tempo é que o nosso planeta ainda aguenta?
Tenho muito tema para debater sobre o assunto. Podia falar da camada do ozono que se está a destruir. Podia falar da destruição de florestas importantíssimas para a respiração do planeta. Podia falar da poluição das cidades que, para não referir o resto do ambiente, cria bastantes problemas de saúde a quem lá vive. Podia falar da sede de poder que cega tanta pobreza, fome e dor pelo mundo inteiro. Podia falar dos rios envenenados, das especies extintas, das energias não renováveis... Tanta coisa que está mal e que não se vê. Que se esconde num mundo de progresso, ciência e felicidade. Mas ainda há quem veja por detrás do pano.
Ouvi algures que dentro de 30 anos já não haverá água potável... Talvez aí, nessa altura, as pessoas percebam os erros que cometeram no seu modo de vida. E quando não houver mais petróleo, que também não demorará muito mais tempo a desaparecer, os poderosos entrarão em crise pois não encontraram mais nenhuma fonte de energia tão diversificada como o petróleo. E só aí darão credibilidade às energias alternativas. Porque agora, o dinheiro do estado é gasto em guerras. Por exemplo, nos EUA, o dinheiro gasto em armamento e em mesquices de guerras é muito mais que o dinheiro investido na educação.
Somos uma espécie muito ... estranha. Como é dito no filme "Matrix", somos como um vírus. Mas que, aos poucos, se destroi a si próprio, porque o significado de quantidade parece se sobrepôr ao de qualidade.
Tenho razão quando me queixo tanto deste mundo moderno?? Estarei a ser injusta para os poderosos, para os presidentes, para os despreocupados, para a população humana cujas capacidades são surpreendentemente superiores à das outras especies? Quem me dera que sim... Quem me dera que toda a minha vida viva em condições sememelhantes às que vivo agora. Quem me dera que o poder e o dinheiro não me subam à cabeça e que daqui a muito tempo, ainda me lembre do que aqui escrevi.
Mesmo que se queira mudar estas mentalidades, é muito difícil fazê-lo. Isto porque o mais prático, o mais barato, o mais comum é tudo o que mais convem ao estado e ao poder. Não quero comprar carro porque polui muito, vou andar de bicicleta. Pois... mas onde? Eu sei que em muitos países da Europa existem estradas para bicicletas, o que eu aplaudo de pé, mas aqui em Portugal é raro ver isso. Quase que nos obrigam a comprar carro. Isto é só um exemplo (talvez nem é o melhor...).
Por hoje chega porque até acho que isto são apenas palavras soltas e que se calhar nem soarão bem quando as reler. Mas enfim, aqui fica o meu testemunho.

"Depois da última árvore sem frutos, o último rio envenenado, o homem perceberá que o dinheiro não se come"

1 comentário:

Anónimo disse...

O teu mundo é um silêncio


O teu mundo é um caos de silêncio,
Um absurdo de imagens,
Um atropelo de humanos-máquina.

Todos eles são guiados por
íngremes
escalas
de tempo
restrito.

O Teu mundo é uma parábola inconsequente,
É o desassossego,
A posse, a prisão,
A indústria de ensino que te prende na “libertação” que dizes ter... [que dizes poder ter…]

É um mundo em que não deves poder ser útil
Porque o ser útil é uma ilusão... Sois escravos desse silêncio…

Onde está a tua Natureza?!

Ah! Pudera eu ensinar-te tudo aquilo que não sei!
Pudera eu desvelar-te a vista,
Fazer-te compreender que tudo é efémero, mas nós simplesmente Somos.

Se tu soubesses…
Que o fôlego da entropia que todos os dias inspiras não é vida…
Que a escória de nenúfares por cima do teu rio te ofusca…

Ah! Se também eu soubesse, eu dizia-te!...

Não, não incorreria em “mistérios” e mais “mistérios”...
Eu não concebo o ocultar da verdade.

A verdade…
está no acto,
no ser
e no pensar.

A simplicidade é a essência e Tu deves libertar.

DM in my world is a dream. :P


:) parabens pelo teu blog!! beijo!***